sexta-feira, 30 de março de 2012

Vamo papá?

Minha pequetita nasceu com 32 semanas de gestação, pesando 1,640kg e medindo 40 cm. Teve uma hemorragia grau IV e colocou a válvula DVP apenas 20 dias depois. Durante este tempo, a cabecinha ficou bem maior e gerou o aumento do calombo que ela tem na cabecinha, que eu particularmente acho um charme. Ela veio para casa, usando uma sonda nasogástrica, que ela usava para se alimentar por ter problemas para deglutir (disfagia). Ela teve que colocar após 2 broncopneumonias de repetição.
Olha que linda!


Essa era a única forma que ela podia se alimentar sem colocar em risco os seus pulmões, pois as pneumonias que ela teve foram broncoaspirativas. Aí me pergunta, e o que é isso? É assim... Lembra que falei da disfagia? Isso acontece qdo a musculatura da "garganta", esôfago, etc, não é forte o bastante para fazer todo o trabalho de engolir o alimento. Não parece mas é difícil viu?! Para engolir, temos que acionar essa musculatura para fazer com que ela empurre o alimento até o estômago e ao mesmo tempo, temo que fechar a entrada que vai para o pulmão, assim não mandamos alimento para o pulmão. Achou confuso? Tenta lembrar de como é comer qdo se está com uma baita gripe e o nariz todo entupido... Dá uma baita falta de ar né?! Isso pq tdo ocorre ao mesmo tempo, já que é tdo pela mesma entrada. Então, no caso de quem tem disfagia, essa tampinha que não deixa o alimento passar para o caminho do pulmão, não fecha direitinho e um pouquinho de comida acaba indo para lá o que pode causar pneumonia broncoaspirativa, tendeu?!
Então, com a sonda, que passa pelo nariz e vai até o estômago, ela não corria este risco, já que não tinha que mastigar e engolir nada.
Quando o problema é temporário, blz! A sonda resolve, qdo não é, é indicado um outro dispositivo lindo e que eu amo que chama gastrostomia. É um buraquinho que é feito na barriguinha e que vai até o estômago, onde é colocado um bottom ou uma sonda para alimentação. É mais confortável e é duradouro! Coisa linda de Deus! Essa medicina é demais mesmo! Brigaduuuu médico lindo que inventou a gastro: Verneuil em 1876 (ahaaaa... Ana tb é cultura!!! kkkkkk)
Sobre a gastro eu explico melhor para vcs mais para frente, posto fotinhos e tudo mais, blz?
Acho que sobre isso é só... Vou ver se consigo postar mais coisa hj ainda tá?!

Bju

Nenhum comentário:

Postar um comentário